Manual de projetos de extensao universitaria

Contudo, falhas na compreensão dos mesmos podem trazer prejuízos ao manual de projetos de extensao universitaria cronograma das ações de extensão e, consequentemente, ao extensionista e à. desse manual, esclarecer os procedimentos necessários à manual de projetos de extensao universitaria promoção das ações de extensão, intensificando a interação do IFCE com a sociedade, a fim de proporcionar a melhoria da qualidade de vida nas comunidades dos municípios onde os campi do IFCE estão implantados. Este manual surgiu a partir das indagações acerca da confecção de projetos de extensão e da escassez de livros que demonstrem as etapas necessárias à Manual de Projetos de Extensao Universitaria - Saraiva. Um tipo de projeto de extensão, para dar um exemplo, são as empresas júnior: elas não estão previstas na grade curricular dos cursos nem ajudam na pesquisa, mas servem para ajudar a universidade de uma terceira forma.

O Plano Nacional de Extensão Universitária, elaborado pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação e do Desporto apresenta histórico, concepção, conceitos, objetivos, metas, entre outros, para que, a partir de tais diretrizes, as. Introdução. Exemplos de projetos de extensão universitária.

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS INSTITUCIONAIS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA UNITINS – Pró-Reitoria de Extensão e Pós-Graduação - 3 - I. EXTENSÃO E ESTÁGIO CURRICULAR. beneficiários por meio de projetos, convenções e reuniões, melhorando a qualidade de vida na região onde a Universidade atua.

projeto UNE Volante, que previa uma mobilização nacional a partir de caravanas. Dentre eles está o projeto de extensão “Atletismo para crianças e jovens”, vinculado ao GEPPA- Grupo de Estudos Pedagógicos e Pesquisa em Atletismo. Vamos mencionar dois exemplos de projetos de extensão desenvolvidos pelo PET. PROJETOS DE EXTENSÃO NA ESCOLA DE GOVERNO DA FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO O Projeto Pedagógico do Curso de Administração Pública estabelece as atividades complementares de graduação, que podem. Para iniciar o cadastro do seu projeto de extensão (novo ou em continuidade), selecione a primeira opção “Novo/Cadastramento”.

11 Coordenador de Extensão para, então, poder validar a respectiva carga horária. Projeto de extensão universitária manual de projetos de extensao universitaria Faculdade Santa Cruz e Chácara de 4 Pinheiros Mostra Local de: Fazenda Rio Grande (Municípios de Fazenda Rio Grande, Araucária, Contenda, Lapa e Mandirituba) Categoria do projeto: II – Projetos em implantação (projetos que estão em fase inicial). Compre Manual de Projetos de Extensao Universitaria, de Hortencia de Abreu Goncalves, no maior acervo de livros do Brasil. São Paulo: Avercamp, , p o Modelo de Projetos de Extensão, posteriormente submetido à aprovação do. Manual de Projetos manual de projetos de extensao universitaria de Extensão Universitária. Destaque-se, nesse período, o trabalho manual de projetos de extensao universitaria de Paulo Freire, criando o Serviço de Extensão Cultural, na Universidade do Recife, bem como o Movimento de Cultural Popular (MCP), o Movimento de Educação de Base (MEB) e o Centro Popular de Cultura (CPC) da UNE. avaliação de Projetos de Extensão Universitária modalidade Difusão de Conhecimentos, com ou sem bolsa de Apoio a Ações Extensionistas, manual de projetos de extensao universitaria para desenvolvimento durante o ano de O processo de avaliação e aprovação das propostas seguirá manual de projetos de extensao universitaria normativas das Resoluções Unesp nº.

As bolsas de extensão da UFRGS demandam vinte horas de atividade manual de projetos de extensao universitaria por semana e o aluno não pode estar vinculado a outro projeto ou atividade laboral. Manual do Aluno - Extensão Universitária (Carga horária igual ou superior a horas) Página 6 de 16 CONHEÇA O SENAC SÃO PAULO A trajetória do Senac São Paulo teve início em 10 de janeiro de e desde então vem desenvolvendo. Saúde; e 3.

PASSO A PASSO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE EXTENSÃO 1. Este manual surgiu a partir das indagações acerca da confecção de projetos de extensão e da escassez de livros que demonstrem as etapas necessárias à Manual de Projetos de Extensao Universitaria - Saraiva. Essa avaliação é sempre importante para o estabelecimento de novas metas e ações estratégicas das universidades”, explica a pesquisadora do Labjor manual de projetos de extensao universitaria Simone Pallone de Figueiredo, que coordena o projeto na Unicamp. De Hortência de Abreu GONÇALVES. O projeto de extensão universitária tem como objetivo promover a interação entre a universidade e a sociedade.. IFCE – AÇÕES DE EXTENSÃO. Extensão Universitária denota também prática manual de projetos de extensao universitaria acadêmica com vistas à promoção e garantia dos valores.

. É por meio Leia mais sobreMANUAL DE. 1. Pro-Reitoria de Extensão. receptáculo de um conhecimento validado pelo professor para se tornar participante do processo. MANUAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.

Exemplos de projetos de extensão universitária. Pro-reitoria de Extensão Manual da Extensão/ Instituto Federal do Ceará. 1) Como bolsista de extensão: neste caso, o estudante deve inscrever-se como candidato aos processos seletivos abertos pelos coordenadores dos projetos de extensão. Isto significa dizer que as atividades de extensão têm sua origem nos projetos pedagógicos de cursos, refletindo uma unidade pedagógica que envolve alunos, docentes e gestores. Os formulários para apresentação de projetos encontram-se na página da FADIVA, em extensão e consta como anexo, neste manual.

Um PROJETO é o resultado obtido ao se “projetar” no papel tudo o que é necessário para o. INTRODUÇÃO A Extensão Universitária na Universidade Salgado de Oliveira é entendida como um eixo de atuação que articula as funções de ensino e pesquisa, de forma indissociável, e amplia e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a sociedade, contribuindo, assim, para a formação cidadã dos sujeitos nela envolvidos. Produção e Renda. Um tipo de projeto de extensão, para dar um exemplo, são as empresas júnior: elas não estão previstas na grade curricular dos cursos nem ajudam na pesquisa, mas servem para ajudar a universidade de uma terceira forma. 1. Que a utilização deste material possa gerar reflexões, críticas, su-gestões e novos Manuais. Este manual surgiu a partir das indagações acerca da confecção de projetos de extensão e da escassez de livros que demonstrem as etapas necessárias à sua construção, considerando os aspectos teóricos e os metodológicos que devem ser contemplados.

A Política Institucional A Pró-Reitoria de Extensão e Pós-Graduação concebe a extensão universitária como o conjunto de práticas acadêmicas, que articulada com o Ensino e a Pesquisa, possibilita. O Manual também serve para uniformizar as informações nas universidades de diferentes países, favorecendo a comparação. 6. Desde , esse projeto visa difundir o atletismo entre a comunidade rioclarense, -. IFCE – PRO-REITORIA Da Coordenadoria de Cursos e Projetos de Extensão 23 Da Coordenadoria de Estágios e Acompanhamento de Egressos O Projeto de Extensão “Inclusão Digital e Informática Educativa” visa disseminar o aprendizado e a manipulação dos computadores, dos dispositivos móveis sensíveis ao toque como os.

PROJETOS DE manual de projetos de extensao universitaria EXTENSÃO NA ESCOLA DE GOVERNO DA FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO O Projeto Pedagógico do Curso de Administração Pública estabelece as atividades complementares de graduação, que podem. Este manual surgiu a partir das indagações acerca da confecção de projetos de extensão e da escassez de livros que demonstrem as etapas necessárias à sua construção, considerando os aspectos teóricos e os metodológicos que devem ser contemplados. O projeto acontece com visitas quinzenais, aos sábados.

Neste sentido, as IES devem contemplar pelo menos, de acordo com Leite [HOST], três esferas do saber humano: a) senso comum memória e auto-reflexão para a formação do ensino manual de projetos de extensao universitaria interativo; b) ciência para a formação do manual de projetos de extensao universitaria pesquisador e ensinador (sic) técnico-profissional; 3 Gonçalves, Hortência de Abreu. O manual de projetos de extensao universitaria programa impactou um público de aproximadamente Nesta nova edição do Mais Extensão, n° , Edital n° 02/ – PROEXAE/UEMA, estão sendo executados 49 projetos com ações iniciadas em agosto de e que seguirão até julho de , em 23 municípios de menor IDH. Trata-se de um relato de experiência das vivências de um grupo de extensão universitária multiprofissional que trabalha de forma interdisciplinar. A maioria dos projetos de extensão são gratuitos, mas pode haver exigência de taxas de inscrição, dependendo do custo para a sua. Manual de Projetos de Extensão Universitária. Neste sentido, as IES devem contemplar pelo menos, de acordo com Leite [HOST], três esferas do saber humano: a) senso comum memória e auto-reflexão para a formação do ensino interativo; b) ciência para a formação do pesquisador e ensinador (sic) técnico-profissional; 3 Gonçalves, Hortência de Abreu. Produção e Renda. avaliação de Projetos de Extensão Universitária modalidade Difusão de Conhecimentos, com ou sem bolsa de Apoio a Ações Extensionistas, para desenvolvimento durante o ano de O processo de avaliação e aprovação das propostas seguirá normativas das Resoluções Unesp nº.

É um conceito adotado pelas universidades (especialmente. Manual de Projetos de Extensão. Além disso, o número crescente de disciplinas extensionistas na grade curricular de cursos superiores foi também um fator motivador. Detalhes, avaliações e reviews de usuários e especialistas, fotos, vídeos e mais sobre Manual de Projetos de Extensao Universitaria - Hortência de Abreu Gonçalves () no Buscapé. Salvador, 04 de agosto de Blandina Felipe Viana. Trata-se de um relato de experiência das vivências de um grupo de extensão universitária multiprofissional que trabalha de forma interdisciplinar. O Programa de Extensão Universitária (ProExt) tem o objetivo de apoiar as instituições públicas de ensino superior no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão que contribuam para a implementação de políticas públicas. Manual de Extensão Universitária da UFBA Pró-Reitoria de Extensão Universitária.

Manual de Extensão Universitária da UFBA Pró-Reitoria de Extensão Universitária. e) Uma produção de conhecimentos que rompa fronteiras e se recrie e se requalifique constantemente em face das realidades e mudanças da sociedade, dos processos de comunicação e de produção da vida material e da vida social e cultural. Compare preços e economize!

Objetivo(s) de manual de projetos de extensao universitaria Desenvolvimento do Milênio trabalhado(s) pelo projeto: RESUMO Trata-se de um projeto de extensão universitária com objetivo de desenvolver atividades de apoio e suporte pedagógico aos meninos que estão abrigados na instituição. Confira! de seus créditos curriculares em programas e projetos de extensão universitária, a Comissão de Curricularização apresenta este Guia para a comunidade universitária com o objetivo de oferecer orientações e esclarecimentos para o bom andamento deste processo de implementação. a Coordenação de Programas e Projetos de Extensão, empenhando-se diuturnamente, com enorme competência, para que a extensão na UFBA alcançasse o patamar almejado, um agradecimento especial. Compare preços e economize! 2. manual de projetos de extensao universitaria De acordo com Pedro Rocha, coordenador de Programas e Projetos de Extensão da PROEXT, o Manual representa um avanço importante: “Os fluxos administrativos da extensão são, em geral, simples. Criado em , o ProExt abrange a extensão universitária com ênfase na inclusão social.

De que forma o projeto se articula com o ensino e a pesquisa? O projeto possui indicadores de avaliação claros, mensuráveis e coerentes com os objetivos?. Projeto de Extensão manual de projetos de extensao universitaria Universitária manual de projetos de extensao universitaria modalidade Iniciação à Extensão Universitária - A Pró-Reitoria de Extensão Universitária - PROEX torna público o presente Edital para proposição e avaliação de Projetos de Extensão Universitária vinculados à Iniciação à Extensão Universitária para desenvolvimento durante o ano de 2. Que a utilização deste material possa gerar reflexões, críticas, su-gestões e novos Manuais.

Issuu company logo. 3. Essa missão está sendo cumprida pela reitoria, pró-reitorias e direções, que buscam consolidar na UNIVERSO uma Política. Além disso, esse tipo de experiência também é considerado relevante para os alunos na hora de elaborar o currículo.

manual de projetos de extensao universitaria Um deles é realizado pelo PET-Matemática da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC. Manual Dinâmico para Elaboração de Proposta de Projeto de Extensão Universitária e Iniciação à Extensão Universitária Este manual contém informações que. § 3 o As atividades de extensão, de monitorias e de iniciação científica na educação superior, desenvolvidas pelo estudante, somente poderão ser equiparadas ao estágio em caso de manual de projetos de extensao universitaria previsão no projeto pedagógico do curso. Manual de Extensão Universitária da UFBA Pró-Reitoria de Extensão Universitária. Issuu company logo.

Salvador, 04 de agosto de Blandina Felipe Viana. Manual do Aluno - Extensão Universitária (Carga horária igual ou superior a horas) Página 6 de 16 CONHEÇA O SENAC SÃO PAULO A trajetória do Senac São Paulo teve início em 10 de janeiro de e desde então vem desenvolvendo. Cadastramento de projeto de extensão – Novo e Em Continuidade Ao colocar a seta do mouse no primeiro item do menu esquerdo “Projetos de Extensão”, um novo rol de opções se abrirá. De acordo com Pedro Rocha, coordenador de Programas e Projetos de Extensão da PROEXT, o Manual representa um avanço importante: “Os fluxos administrativos da extensão são, em geral, simples. XIII JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO – JEPEX – UFRPE: Recife, 09 a 13 de dezembro. O professor deverá preencher o formulário, escolher os alunos ou a turma, escolher um ou mais alunos para ficarem, responsáveis pelo projeto. ”11 Por que a estratégia determina que a creditação da extensão nos cursos de graduação deve se dar por meio de programas e projetos de extensão? projeto UNE Volante, que previa uma mobilização nacional a partir de caravanas.

O projeto possui indicadores de avaliação claros, mensuráveis e coerentes com os objetivos? Portanto, as Instituições de Ensino Superior (IES) devem contemplar pelo menos, de acordo. Outros elementos de avaliação: a) Importância para a formação dos alunos. Este manual surgiu a partir das indagações acerca da confecção de projetos de extensão e da escassez de livros que demonstrem as etapas necessárias à sua construção, considerando os aspectos teóricos e os metodológicos que devem ser contemplados.

A extensão universitária acontece na formato de cursos, eventos, oficinas, prestação de serviços e diversas outras atividades, que podem acontecer dentro da universidade ou deslocados para outros lugares à procura de um público ou de um lugar específico. Para iniciar o cadastro do manual de projetos de extensao universitaria seu projeto de extensão (novo ou em continuidade), selecione a primeira opção “Novo/Cadastramento”. e) Uma produção de conhecimentos que rompa fronteiras e se recrie e se requalifique constantemente em face das realidades e mudanças da sociedade, dos processos de comunicação e de produção da vida material e da vida social e cultural. MANUAL DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO Um projeto surge em resposta a um problema concreto. Mar 02,  · O Projeto Pedra sobre Pedra: construindo o conhecimento em Geociências estrutura-se em quatro vertentes, listadas no item a seguir, tendo todas como objetivo principal a divulgação científica das Ciências da Terra e o desenvolvimento de atividades lúdico-pedagógicas como complemento motivacional para a aprendizagem.

Essa ação produz um novo conhecimento a manual de projetos de extensao universitaria ser trabalhado e articulado [1]. O projeto de extensão é composto por bolsistas de extensão e acadêmicos voluntários dos cursos de fisioterapia, farmácia, manual de projetos de extensao universitaria nutrição e enfermagem, bem como por professores destes. Compre Manual de Projetos de Extensao Universitaria, de Hortencia de Abreu Goncalves, no maior acervo de livros do Brasil. a Coordenação de Programas e Projetos de Extensão, empenhando-se diuturnamente, com enorme competência, para que a extensão na UFBA alcançasse o patamar almejado, um agradecimento especial. Projeto de Extensão Universitária – Edital n o / - PROEX A Pró-Reitoria de Extensão Universitária - PROEX torna público o presente Edital para avaliação de Projetos de Extensão Universitária a serem desenvolvidos no ano de O processo de avaliação e aprovação dos Projetos de Extensão Universitária seguirá. Esta obra objetiva orientar alunos e professores manual de projetos de extensao universitaria em seus diversos níveis e áreas, bem como aqueles que tenham interesse em realizar projetos de extensão universitária, contemplando desde atividades afins a serem implementadas, até os custos inerentes a elas e o pessoal necessário. Manual de Extensão Universitária da UFBA Pró-Reitoria de Extensão Universitária. - Fortaleza: IFCE, 60p.

Projeto de Extensão Universitária modalidade Iniciação à Extensão Universitária - A Pró-Reitoria de Extensão Universitária - PROEX torna público o presente Edital para proposição e avaliação de Projetos de Extensão Universitária vinculados à Iniciação à Extensão Universitária para desenvolvimento durante o ano de Projeto de Extensão Universitária – Edital n o 16/ - PROEX A Pró-Reitoria de Extensão Universitária - PROEX torna público o presente Edital para avaliação de Projetos de Extensão Universitária a serem desenvolvidos no ano de O processo de avaliação e aprovação dos Projetos de Extensão Universitária seguirá. PRÓ-REITORIA ACADÊMICA - DIRETORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS MANUAL DE ORIENTAÇÕES - APOIO ÀS ATIVIDADES ACADÊMICAS 1 SETOR DE EXTENSÃO Educação Continuada manual de projetos de extensao universitaria Projetos de Extensão Apoio às Atividades Acadêmicas Integração Universidade-Empresa 2 SETOR DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS. Manual de Projetos de Extensao Universitaria - Hortência de Abreu Gonçalves () no Buscapé.. A Extensão Universitária é, portanto, uma das funções sociais da Universidade, que tem por objetivo promover o desenvolvimento social, fomentar projetos e programas de extensão que levam em conta os saberes e fazeres populares e garantir valores democráticos de igualdade de direitos, respeito à pessoa e sustentabilidade ambiental e.A Extensão Universitária é, portanto, uma das funções sociais da Universidade, que tem por objetivo promover o desenvolvimento social, fomentar projetos e programas de extensão que levam em conta os saberes e fazeres populares e garantir valores democráticos de igualdade de direitos, respeito à pessoa e sustentabilidade ambiental e. Destaque-se, nesse período, o trabalho de Paulo Freire, criando o Serviço de Extensão Cultural, na Universidade do Recife, bem como o Movimento de Cultural Popular (MCP), o Movimento de Educação de Base (MEB) e o Centro Popular de Cultura (CPC) da UNE.

Outros elementos de avaliação: a) Importância para a formação dos alunos. PRÓ-REITORIA ACADÊMICA - DIRETORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS MANUAL DE ORIENTAÇÕES - APOIO ÀS ATIVIDADES ACADÊMICAS 1 SETOR DE EXTENSÃO Educação Continuada Projetos de Extensão Apoio às Atividades Acadêmicas Integração Universidade-Empresa 2 SETOR DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS. O projeto possui coerência entre os objetivos, a metodologia e as atividades propostas? De que forma o projeto se articula com o ensino e a pesquisa? ZANDRA MARIA RIBEIRO MENDES DUMARESQ Pró-reitora de Extensão do IFCE. O projeto possui coerência entre os objetivos, a metodologia e as atividades propostas? Compare Preço de Manual de Projetos de Extensao Universitaria - Gonçalves, Hortência De Abreu - Economize comprando em lojas confiáveis!

O Manual também serve para uniformizar as informações nas universidades de diferentes países, favorecendo a comparação. Criado em , o ProExt abrange a extensão universitária com ênfase na inclusão social. A extensão universitária ou extensão acadêmica é uma ação de uma universidade junto à comunidade a seu manual de projetos de extensao universitaria redor, disponibilizando, ao público externo manual de projetos de extensao universitaria à universidade, o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa desenvolvidos dentro da universidade. Como o PET é institucionalizado, se configura como uma forma de manter constante o número de variados projetos de extensão em universidades espalhadas por todo o Brasil. Manual de Projetos de Extensao Universitaria - Hortência de Abreu Gonçalves () no Buscapé. A ideia de extensão está associada à crença de que o conhecimento gerado pelas. A Política Institucional A Pró-Reitoria de Extensão e Pós-Graduação concebe a extensão universitária como o conjunto de práticas acadêmicas, que articulada com o Ensino e a Pesquisa, possibilita. Essa avaliação é sempre importante para o estabelecimento de novas metas e ações estratégicas das universidades”, explica a pesquisadora do Labjor Simone Pallone de Figueiredo, que coordena o projeto na Unicamp.

Contudo, falhas na compreensão dos mesmos podem trazer prejuízos ao cronograma das ações de extensão e, consequentemente, manual de projetos de extensao universitaria ao extensionista e à. O projeto de extensão é composto por bolsistas de extensão e acadêmicos voluntários dos cursos de fisioterapia, farmácia, nutrição e enfermagem, bem como por professores destes. O projeto de extensão universitária tem como objetivo promover a interação entre a universidade e a sociedade. Detalhes, avaliações e manual de projetos de extensao universitaria reviews de usuários e especialistas, fotos, vídeos e mais sobre Manual de Projetos de Extensao Universitaria - Hortência de Abreu Gonçalves () no Buscapé. PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM ENFERMAGEM MATERNO-INFANTIL: QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS* manual de projetos de extensao universitaria Maria Antonieta Rubio Tyrrel ** Rosângela da Silva Santos *** RESUMO -Este estudo trata dos qualitativos e quantitativos do projeto de Ex­ tensão Universitária, em Enfermagem Materno-Infantil, com ênfase no Pré-Natal. CONCEITO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A Extensão Universitária, sempre associada ao Ensino e à Pesquisa, é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade. Elaborar um projeto é, antes de tudo, contribuir para a solução de problemas, transformando IDÉIAS em AÇÕES. As mais variadas edições, novas, seminovas e usadas pelo melhor preço.

3 Gonçalves, Hortência de Abreu.5/5(1). Este manual surgiu a partir das indagações acerca da confecção de projetos de extensão e da escassez de livros que demonstrem as etapas necessárias à sua construção, considerando os aspectos teóricos e os metodológicos que devem ser contemplados. MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS INSTITUCIONAIS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA UNITINS – Pró-Reitoria de Extensão e Pós-Graduação - 3 - I. Manual Dinâmico para Elaboração de Proposta de Projeto de Extensão Universitária e Iniciação à Extensão Universitária Este manual contém informações que contribuirão para formulação de propostas de O que é um Projeto de manual de projetos de extensao universitaria Extensão Universitária? O programa impactou um público de aproximadamente Nesta nova edição do Mais Extensão, n° , Edital n° 02/ – PROEXAE/UEMA, estão sendo executados 49 projetos com ações iniciadas em agosto de e que seguirão até julho de , em 23 municípios de menor IDH. Cadastramento de projeto de extensão – Novo e Em Continuidade Ao colocar a seta do mouse no primeiro item do menu esquerdo “Projetos de Extensão”, um novo rol de opções se abrirá. Portanto, as Instituições de Ensino Superior (IES) devem contemplar pelo menos, de acordo.

2. As mais variadas edições, novas, seminovas e usadas pelo melhor preço. PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UM OLHAR DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O MEIO AMBIENTE Danielle Dias Neves 1, Otavio José de Lima Neto2, Martha de Lima de Sá3 e João Rufino de Freitas Filho4. Projeto de Extensão Universitária – Edital n o / - PROEX A Pró-Reitoria de Extensão Universitária - PROEX torna público o presente Edital para avaliação de Projetos de Extensão Universitária a serem desenvolvidos no ano de É um conceito adotado pelas universidades (especialmente no Brasil) [2] que se refere ao contato imediato da comunidade interna de uma determinada instituição de ensino superior com a sua comunidade externa, em manual de projetos de extensao universitaria geral a sociedade à qual ela está manual de projetos de extensao universitaria subordinada.Jul 18,  · Este manual surgiu a partir das indagações acerca da confecção de projetos de extensão e da escassez de livros que demonstrem as etapas necessárias à sua construção, considerando os aspectos teóricos e os metodológicos que devem ser contemplados.

Jul 29,  · Saúde; e 3. Além disso, esse tipo de experiência também é considerado relevante para os alunos na hora de elaborar o currículo. 2. De Hortência de Abreu GONÇALVES.

O Programa de Extensão Universitária (ProExt) tem manual de projetos de extensao universitaria o objetivo de apoiar as instituições públicas de ensino superior no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão que contribuam para a implementação de políticas públicas. Manual de Projetos de Extensão Universitária. participar de diferentes projetos de extensão. Esta obra objetiva orientar alunos e professores em seus diversos níveis e áreas, bem como aqueles que tenham interesse em realizar projetos de extensão manual de projetos de extensao universitaria universitária, contemplando desde atividades manual de projetos de extensao universitaria afins a serem implementadas, até os custos manual de projetos de extensao universitaria inerentes a elas e o pessoal necessário. Manual de Projetos de Extensão. A Universidade, no cumprimento de sua responsabilidade social, promove o processo de comunicação manual de projetos de extensao universitaria cultural com a sociedade, mas isolada não colabora com os conflitos e rotinas do cotidiano social.


Comments are closed.